Palestra de Abertura
Dr. Daniel Xavier de Sousa
É professor do Instituto Federal de Goiás (IFG). Atualmente é coordenador da pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada do Campus Anápolis e membro do Comitê de Assessoramento de Propriedade Intelectual e Inovação do IFG. Nos anos de 2018-2019 foi coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC). É doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Recebeu a premiação da Sociedade Brasileira de Computação pela 3a melhor tese de doutorado em 2019 e Menção Honrosa pelo mesmo trabalho pela Sociedade Brasileira de Banco de Dados (2019). Atua na área de Ciência da Computação com ênfase em Recuperação de Informação, Aprendizado de Máquina e Banco de Dados.
Última Palestra da SECOMP 2023
Dr. Celso Gonçalves Camilo Junior
Mestre e Doutor em Inteligência Artificial, membro fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG), professor associado da Universidade Federal de Goiás, Professor visitante na Carnegie Mellon University, EUA (2015/2016) e Professor Visitante no IITGN – Instituto de Tecnologia na Índia. Além disso, é pesquisador, consultor e palestrante. Entre as palestras, destaca-se a proferida na NASA (JPL/LA). Coordenou dezenas de Projetos de Inovação (Academia-Empresa-Governo) com foco em entrega de valor. Tem projetos desenvolvidos nas áreas do Agronegócio, Saúde, Educação, Ecommerce, Logística, Vendas, Jurídico, entre outras. Na área pública, já foi Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia; e Subsecretário de TI de Goiás.
Me. Sandro Mesquita
Graduado em Mecatrônica Industrial, Especialista em Automação Industrial, MBA em Engenharia de Petróleo e Mestre em Engenharia de Software. Pesquisador na área de Inteligência Artificial voltado para Visão computacional, desenvolvedor de soluções de robótica para área médica, palestrante, professor e coordenador de cursos universitário na UniAteneu.
Aline Paes
Aline Paes é professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutora e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela COPPE-Sistemas, UFRJ, tendo feito estágio de doutoramento (sanduíche) por um ano no Imperial College London, UK. Atualmente, é Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq. Aline Paes atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, com interesses e contribuições nos seguintes temas: aprendizado de máquina relacional, integrado a técnicas neurais, estatísticas e lógicas, aprendizado de representações para língua natural, atualização e adaptação de modelos, aprendizado por transferência, IA explicável, e IA para bem-estar social. Tem publicado artigos regularmente em um dos principais periódicos da área de Aprendizado de Máquina (Machine Learning Journal), dentre outros, e em conferências nacionais e internacionais da área de Inteligência Artificial. Faz parte do comitê editorial do Machine Learning Journal, da Revista Iberoamericana de Inteligência Artificial, e do Journal of Brazilian Computer Society.
Maxilene Faria
Apaixonada por linguística e tecnologia, ela deu início à sua carreira na área da Linguística Computacional em 2020. Atualmente, ocupa o cargo de Cientista de Dados na empresa Take.Blip, com especialização em Processamento de Linguagem Natural (NLP). Em sua função, utiliza dados e algoritmos para aprimorar a compreensão automática da linguagem humana, desenvolvendo soluções como chatbots inteligentes e sistemas de análise de texto avançados.
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, ela também é pesquisadora no mestrado em Estudos Linguísticos pelo PosLin-UFMG, na Universidade Federal de Minas Gerais. Seu objetivo é aprofundar seus conhecimentos em linguística teórica e aplicada à computação. Seu interesse de pesquisa está voltado para a interseção entre linguagem e tecnologia, explorando as inúmeras possibilidades dessa interação.
Além disso, ela é membro do grupo Brasileiras em PLN, uma comunidade onde mulheres na área compartilham conhecimentos, experiências e promovem o crescimento profissional das interessadas nesse campo em constante evolução.
Tayane Soares
Linguista Computacional na empresa Take.Blip e Pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui graduação em Letras pela UFMG e atualmente está cursando mestrado em Estudos Linguísticos pelo PosLin-UFMG.
Seu interesse de pesquisa envolve a interseção entre linguagem e tecnologia, explorando a troca de conhecimentos entre computação e linguística para viabilizar a criação de aplicações de Processamento de Língua Natural (NLP). Em particular, concentra-se na identificação e mitigação de possíveis vieses codificados em aplicações de NLP.
Sua pesquisa de mestrado tem como foco a avaliação de viés de gênero em modelos de tradução automática, com enfoque na análise de traduções automáticas no par linguístico inglês-português.
Thiago André Carreo Costa
Professor Adjunto na Universidade Federal de Jataí desde 2009. Possui graduação em Medicina Veterinária (1999-2003, UNESP), residência em clinica médica, clinica cirúrgica e anestesiologia de pequenos animais (2004-2005, UNESP), mestrado na área de Fisiopatologia Médica e Cirúrgica (2006-2008, UNESP) e doutorado na área de Patologia, Clínica e Cirurgia Animal (2011-2015, UFG). Ministra as disciplinas em nível de graduação de Diagnóstico por Imagem Veterinário, Patologia Clinica Cirúrgica de Pequenos Animais e Cardiologia Veterinária e, em nível de pós-graduação (residência médico-veterinária) de Seminários I e II, Emergências Clínicas, Cirúrgicas e Anestésicas, Patologia Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia e Cardiologia em Animais de Companhia. Desde 2014 está envolvido com projetos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo Universitário. Orienta o desenvolvimento de aplicativos médicos e educacionais para dispositivos móveis, bem como dispositivos inovadores para melhoria do processo ensino/aprendizagem. Atualmente é Coordenador Geral de Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Jataí e Coordenador da Beetech – Centro de Empreendedorismo e Incubação de Empresas de Jataí – GO.