Participantes

marcelo-paiva

Palestrante

Marcelo Paiva

Palestra: Surfando na onda da Internet das Coisas

Resumo: A Internet das Coisas é a nova revolução na Indústria de tecnologia, e durante a apresentação vamos mostrar quais foram os principais aspectos técnicos e econômicos que explicam o surgimento da Internet das Coisas na atualidade. Mostraremos ainda referências para estudos e aprofundamento no tema, bem como bibliotecas, alguns devices e projetos interessantes, além de dicas sobre como começar a desenvolver no mundo de IoT, e para você já começou algumas dicas importantes para considerar em seu projeto.

Currículo: Entusiasta de novas tecnologias, MCP e MTAC. Empresário, Tecnólogo em processamento de dados, desenvolve soluções de controle de acesso, biometria e Internet das Coisas pela Softprime Soluções. Líder da comunidade técnica “Override” e grupo de estudos “Internet dos Trem”.

Palestrante

Palestrante

Marcos Wagner de Souza Ribeiro

Palestra: Pesquisa Científica na Computação

 Resumo: O que é Pesquisa? Como conduzir uma pesquisa! Objeto de Estudo (Problema, Área e Tema); Classificação da Pesquisa. Levantamento Bibliográfico (Referencial Teórico; Marco Teórico; Estado da Arte; Revisão Sistemática). Formatos de Pesquisa. Análise de Resultados (estatísticas; normas; questionários; métricas). Documentos estruturados e colaborativos (Overleaf e Latex). Apresentação (oral, painel, pôster e outros).

Currículo: Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados e Bacharelado em Ciência da Computação, especialização em Informática, mestrado em Informática na área de Gerenciamento de Sistemas de Informação e Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Computação Gráfica/Realidade Virtual (Universidade Federal de Uberlândia). Atua na área de Realidade Virtual e Aumentada com ênfase na Educação, Simulação e Interação Natural. Possui dois livros (organizados) na área de Realidade Virtual e Aumentada e um livro sobre Metodologia Científica. Possui oito capítulos de livro na área de Computação Gráfica e mais de 200 artigos publicados em congressos e periódicos. Coordenou a realização do WRVA (Workshop de Realidade Virtual e Aumentada) em 2007 na cidade de Itumbiara e do WRVA 2013 na cidade de Jataí. Organizou o Pré-Simpósio do SVR (Symposium on Virtual and Augmented Reality) 2009 na cidade de Porto Alegres-RS e do SVR 2011 na cidade de Uberlândia. É líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Pesquisa em Tecnologias Educacionais Digitais. É criador do grupo de pesquisa GRGV (Grupo de Realidade Virtual de Goiás). É avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação na área de informática desde 2006 e atua no ensino superior desde 1996, tendo já exercido as funções de Coordenador de Curso (Processamento de Dados, Sistemas de Informação e Ciência da Computação), Coordenador de Pesquisa e Presidente de Comitê de Ética. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Goiás na área de Computação Gráfica e Programação de Computadores, ocupando também a função Coordenador de Administração e Finanças da Regional Jataí.

bruno-silvestre

Palestrante

otavio-calaca-xavier

Palestrante

Bruno Silvestre e Otávio Calaça Xavier

Palestra: Internet das Coisas: passado, presente e futuro

Resumo: OInternet das Coisas (IoT) é um termo cunhado no final da década de 90. Todavia, se popularizou apenas nos últimos anos com os avanços na prototipação em eletrônica digital. Atualmente, o termo é largamente utilizado para fazer referência a dispositivos de propósito específico que conseguem se comunicar através da internet, disponibilizando e capturando dados para a rede mundial de computadores. Grandes empresas do mercado de TI estão investindo largamente em IoT, iniciando uma nova revolução na era da informação. Entretanto, com tantos dispositivos conectados, como é possível garantir segurança, disponibilidade, tolerância a falhas, acesso rápido e inteligente aos dados? A palestra destina-se a apresentar um histórico da IoT, abordar as tecnologias atuais neste mercado e o os desafios que o aguardam.

Bruno Silvestre – Currículo:  possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Federal de Goiás, com experiência Sistemas Distribuídos. Participa do projeto “Testbed para Espaços Inteligentes” financiado pela RNP desde 2013.

Otávio Calaça Xavier – Currículo: Professor da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás, atualmente cursando doutorado em Inteligência Artificial. Membro fundador do Grupo de Desenvolvedores PHP de Goiás e das comunidades Deep Learning Brasil e Big Data GO. Palestrante em mais de 50 eventos nacionais e internacionais. Possui mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento Web e como arquiteto de sistemas. Pesquisador em projetos de inovação com Inteligência Artificial e Internet das Coisas e Gerente de Desenvolvimento na Oobj, liderando equipes em projetos de machine learning e big data.

Palestrante

Palestrante

Ulisses R. Afonseca

Título: Desafios para a construção da Internet do Futuro

Resumo: A Internet do Futuro deve ser projetada para superar as limitações atuais e para abordar as novas tendências. Neste contexto, a Internet das Coisas (IoT) e a oferta de Software como Serviço (SaaS) já apresentam bons resultados. Porém, inúmeras questões estão em aberto como, por exemplo, em relação a próxima geração de arquitetura de redes de computadores e às questões de escalabilidade e segurança.

Currículo: Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professor, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Luziânia. Tem experiência de mercado na área de Segurança de Informação e Redes de Computadores e academicamente em Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Educação a Distância e Linguagem Formais e Autômatos.