Palestrantes

Christian Puhlmann Brackmann

Christian Puhlmann Brackmann

Christian Puhlmann Brackmann

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação a Distância com habilitação em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com tese intitulada “Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica”. Ele participou em 2015, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na proposta pioneira de inclusão do Pensamento Computacional no currículo nacional junto ao Ministério da Educação (MEC). Atualmente, é mantenedor do site www.computacional.com.br e executa projetos de pesquisa e extensão para desenvolvimento de material didático, disseminação e sensibilização do Pensamento Computacional com professores e gestores da rede de educação a nível regional, estadual, nacional e internacional no segmento público e privado. Recentemente, seu projeto foi reconhecido a nível nacional através do programa “Como Será?” da Rede Globo de Televisão (https://youtu.be/Bxg8QC93joo). Ele também é membro do CSTA (Computer Science Teacher Association). Profissionalmente, trabalha como Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha na área da Computação, onde ocupa atualmente a função de Coordenador Geral de Pós-Graduação da instituição. Ele também já atuou como Coordenador de Curso EAD, Coordenador de Núcleo de Educação a Distância e Assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal Farroupilha.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3440794204799048

 

Clovis Torres Fernandes

Clóvis Torres Fernandes

Clovis Torres Fernandes

Possui Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof Carlos Pasquale – SP (1974), graduação em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1978), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1983) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio (1992). Atualmente é Professor Associado IV no ITA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação, Engenharia de Software, Orientação a Objetos e Segurança em Informática. Em 1992 implantou a Internet tanto no ITA quanto no atual DCTA como um todo, tendo sido Webmaster do ITA até 2006. Em 1997 fundou o Laboratório de Aprendizagem e Interação – LAI, da Divisão de Ciência da Computação do ITA, sendo seu Coordenador até hoje. Criou o SSI – Simpósio Segurança em Informática, com eventos de 1999 a 2006, o maior simpósio brasileiro na área até hoje, tendo sido um evento de escopo internacional nos anos de 2005 e 2006, com trilhas em português e inglês. Coordenou o Projeto FAPESP TIDIA/Ae – Aprendizado Eletrônico na Internet Avançada, nas Fases I (2003-2006) e II (2007-2010) , tendo sido Coordenador de Núcleo de Desenvolvimento na FASE II, dentre os 4 grupos assim definidos pela FAPESP no projeto. Atualmente coordena a Parceria ITA/Coursera no ITA, além de estar desenvolvendo um Programa de Cursos Integrados (Programação Java e Método Ágil) na plataforma Coursera, composto de 8 Cursos; 3 Cursos já foram lançados desde março/2016, com cerca de 21.000 alunos até agosto/2016.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6635354260645535

 

Cláudia Souza Silva

Cláudia Souza Silva

Cláudia Souza Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás (1994) e curso técnico em Administração de Empresas. Especialista em Educação Social. Atualmente é professora na Educação Infantil – Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Professora da Faculdade Nossa Senhora Aparecida e também é consultora do SEBRAE – Goiás desde 2011. Tem experiência na área de Educação Social, com ênfase em Educação. Experiência também na área de vendas, atendimento ao cliente, empreendedorismo, recursos humanos, sócia-proprietária da Central de Marketing e Negócios (CM&N), palestrante, professora, mãe, filha, amiga…

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1018852457011421