Mini Cursos

Introdução a linguagem de programação LUA

Se você já teve a frustrante experiência de ficar pulando de linguagem em linguagem, de framework em framework a procura de alguma biblioteca ou funcionalidade específica, porém sem sucesso acabou tendo que desenvolver seus próprios módulos, sabe o quão demorado e cansativo pode ser esse processo, porém existe uma resposta fácil para esse problema: LUA! Lua é uma linguagem de script desenvolvida para embarcar outros projetos.  Poderosa e elegante, LUA junta programação de alto nível e velocidade de execução em uma única linguagem! Além de outras características especificas, LUA traz uma API simples, mas eficaz, para tornar o difícil processo de se trabalhar com linguagens diferentes em um mesmo projeto uma tarefa fácil e flexível. Se você tem interesse em adicionar essa poderosa linguagem ao seu leque de ferramentas de desenvolvedor ou é apenas um curioso explorador querendo saber mais sobre essa linguagem desenvolvida em terras tupiniquins!

Responsável: Wederson Cabral Domingues

Local: Unidade Flamboyant, Laboratório de Informática

 

Laravel – Framework para artesão da Web

Neste minicurso o aluno irá aprender um pouco sobre o ambiente de programação do Laravel, um framework que busca facilitar o trabalho de programação. Iremos abordar assuntos sobre segurança, rotas, artisan.

Responsável: Fabrício Vieira Campos

Local: Unidade Flamboyant, Laboratório de Informática

 

Como escrever artigos científicos

Você considera ter realizado uma pesquisa relevante, escreveu um artigo que considera ter sido BEM ESCRITO e advinha!!!, o artigo NÃO FOI ACEITO! Infelizmente diversos fatores podem ter contribuído para esse insucesso na publicação da sua pesquisa. Um deles, e é o que trabalharemos nesse minicurso, pode ter motivo no artigo BEM ESCRITO! Assim como você já deve ter ouvido falar que COMER MUITO não é sinônimo de COMER BEM, ESCREVER MUITO não é sinônimo de ESCREVER BEM, nem ESCREVER UM BOM ARTIGO!!! O artigo científico precisa comunicar a pesquisa de forma clara, concisa e direta. Elementos como Resumo, Introdução e Conclusão devem estar bem articulados para que o pesquisador consiga atingir o público-alvo de modo impactante e convincente! Esse minicurso trará orientações, estratégias e dicas para que você possa construir um artigo científico de modo simples, rápido e eficiente.

Responsável: Aladir Ferreira da Silva Junior.

Local: Unidade Flamboyant, Laboratório de Informática.

Arduíno com Simulador

Este minicurso tem como objetivo oferecer um treinamento sobre a plataforma Arduino e sua programação utilizando, como ferramenta, um simulador. Além dos conhecimentos sobre o Arduíno, o curso fornecerá detalhes sobre conceitos básicos de eletrônica e de sensores simples.

Responsável:  Ulisses R. Afonseca

Local: Unidade Flamboyant, Laboratório de Informática

Introdução à Internet das Coisas com Intel Galileo (Plataforma Arduino)

A Internet das Coisas (IoT) é uma área multidisciplinar. Envolve conceitos de eletrônica digital, programação, redes de sensores e de computadores, teoria de controle e uma série de conhecimentos nas áreas de tecnologia e engenharia. Para facilitar a construção de dispositivos para a IoT, diversos kits de prototipação foram disponibilizados por diferentes empresas de mercado. O minicurso destina-se ao aprendizado dos principais conceitos de IoT. Serão abordados protocolos de comunicação como I2C, SPI e UART, sensores, atuadores e como disponibilizar os dados através da Internet. Na parte prática serão utilizados alguns kits Grove – Starter da Intel, além da placa Intel Galileo, compatível com a plataforma Arduino.

Responsáveis:  Bruno Silvestre e Otávio Calaça Xavier

Local: Unidade Flamboyant, Laboratório de Informática

 

 Introdução aos algoritmos genéticos minerando dados

Nesse minicurso será mostrado uma introdução aos algoritmos genéticos, uma meta heurística da inteligência artificial que pode ser utilizada em várias áreas desde buscar soluções próximos do ótimo até na mineração de dados para encontrar padrões e bases de dados grandes entre outras utilizações práticas.

Responsáveis:  Fabrício Alves

Local: Unidade Flamboyant, Laboratório de Informática