Workshop / Minicursos

Workshop: Pensamento computacional desplugado

Christian Puhlmann Brackmann

Christian Puhlmann Brackmann

Por que a abordagem desplugada? Atividades de decomposição (quebrar um problema complexo em pedaços menores), atividades de abstração (identificar informações relevantes), atividades de reconhecimento de padrões (identificar problemas parecidos), atividades de algoritmo (criar uma sequência de passos ou instruções).

Carga horária total: 4 horas

Recursos utilizados: Atividade realizada em sala de aula com material escolar básico (caneta, lápis, borracha, tesoura, cola, etc.). Atividade voltada para os Professores.

 

Minicurso: Introdução ao desenvolvimento de aplicativos Android

Jéssica Martins Nunes

Jéssica Martins Nunes

Os participantes irão conhecer os principais conceitos para iniciar o desenvolvimento de aplicativos na plataforma Android e desenvolver um cadastro simples de cliente.

Carga horária total: 8 horas

Recursos de Software: Android Studio 2.3.3, JDK 8 p/ Linux, Genymotion (Licença p/ uso pessoal) p/ Linux, Pacote LAMP (Apache, MySQL e PHP para Linux)

 

Minicurso: LaTex – Como fazer trabalhos científicos sem se preocupar com o padrão abnt

Fabrício Alves Rodrigues

Fabrício Alves Rodrigues

Os participantes irão aprender as tags básicas do LaTex para criação de trabalhos científicos. Esta ferramenta foi criada para ajudar os discentes e pesquisadores a criar trabalhos científicos e escolares sem se preocupar com as normas, pois pode-se utilizar modelos configurados, sendo assim só é necessário se preocupar com o conteúdo.

Neste minicurso será usado o modelo de trabalho científico da SBC e será visto somente itens básicos, mas úteis, para se começar com o LaTex.

Carga horária total: 2 horas

Recursos de Software: Miktex e Texmaker

 

Minicurso: PC Building Simulator e PCPartPicker como plataforma de ensino e aprendizagem de design e montagem de computadores de alto desempenho

Isabella de Freitas Nunes

Isabella de Freitas Nunes

Apresentar o simulador PC Building Simulator (disponível na plataforma Steam1) e a plataforma PCPartPicker2, status dos projetos e como eles vem sendo utilizados pela comunidade, listar as empresas participantes dos projetos e a importância de novas empresas participarem (incluindo as brasileira como a Rise3 e PCYes4), demonstrar as duas plataformas e por fim, como o uso das mesmas tem auxiliado os alunos nos cursos de Montagem e Manutenção de Computadores do Senac unidade Jataí.

Carga horária total: 2 horas

Recursos de Software: PC Building Simulator, Google Chrome ou Firefox

 

Minicurso: O ato de estudar em tempos de internet

Rita Rodrigues de Souza

Rita Rodrigues de Souza

O minicurso “O ato de estudar em tempos de internet” contemplará dois momentos interdependentes. Inicialmente, haverá a realização de um debate sobre o que significa estudar, como estudar (métodos) e as possibilidades e desafios da atividade de estudo com o uso de recursos tecnológicos. Em seguida, serão realizadas atividades práticas para identificação do perfil e do estilo de aprendizagem dos/das participantes. De modo geral, a oficina objetiva discutir o estudo, em tempos de internet, como ferramenta para tornar a aprendizagem mais efetiva.

Carga horária total: 4 horas

Recursos utilizados: Laboratório de Informática com internet  e data-show

 

Minicurso: Aprendendo a construir o TCC

Laísse Silva Lemos

Laísse Silva Lemos

A construção do TCC envolve muitos medos, receios e mitos sobre sua elaboração. É necessário desmistificar esse cenário para o alunado. Assim, mostrar que um bom planejamento e organização dos estudos torna possível a escrita de um TCC de qualidade.  A oficina tem o propósito de orquestrar toda a estrutura de um TCC, deixando em relevo a sua importância para a formação dos discentes. A oficina é destinada para graduandos, de qualquer curso de nível superior que se encontram na fase de elaboração do seu TCC. O conteúdo compreende: Sentido do projeto de pesquisa e do TCC/ Estrutura do TCC/ Tema/ elaboração de objetivos/ Referencial Metodológico/ Construção e “costura” dos objetivos no desenvolvimento/ Metodologia de Pesquisa/ Apresentação do TCC.

Carga horária total: 4 horas

Recursos utilizados: Laboratório de Informática e data-show

 

Minicurso: Jogo sobre a literatura japonesa

Pedro Henrique Medeiros Franco

Pedro Henrique Medeiros Franco

Yan Victor Silva Araujo

Yan Victor Silva Araujo

O minicurso trata sobre a literatura japonesa com o intuito de obter mais conhecimento sobre o assunto e divulgá-lo em nosso meio, uma vez que foi percebido o interesse dos jovens de nossa instituição, por esse país. Os alunos Pedro Henrique Medeiros Franco e Yan Victor Silva Araujo, sob orientação da Profa. Me. Angelíta Duarte da Silva, planejaram e criaram um jogo/desafio utilizando aplicativos leitores de QR Code para celulares. Os inscritos no minicurso serão convidados a participar do jogo, em que será disponibilizado um aplicativo gratuito para escanear o QR-Code, para que então possam descobrir as informações necessárias para responder aos desafios propostos e vencer o jogo. Ao final os participantes poderão adquirir uma maior conhecimento sobre a literatura japonesa, que possui diversas características diferentes da nossa, além de conhecer mais sobre como a tecnologia QR-Code pode ser utilizada em qualquer disciplina escolar.

Carga horária total: 4 horas

Recursos utilizados: Laboratório de Informática e data-show

 

Minicurso: Jogo sobre a obra “Os Lusíadas”

Vitor Martins Costa

Vitor Martins Costa

O minicurso trata sobre a obra literatura Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Os alunos Renato Libório de Souza Júnior, Vitor Martins Costa e Weiner Lopes Santos, sob orientação da Profa. Me. Angelíta Duarte da Silva, idealizaram o minicurso/jogo que  que consiste de um mapa da história do livro Os Lusíadas de construção Minecraft que será um guia para que os jogadores obtenham informações sobre essa obra literária durante o decorrer dos desafios. Assim, ao passarem por cada uma das salas de desafios do jogo, existirão alguns obstáculos que o jogador terá que vencer para que, no final de cada sala, recolha uma informação que o ajudará a responder à pergunta no final dos desafios. Dessa forma, o jogador será transportado até uma última sala, onde se tem uma charada, que só poderá ser respondida a partir das pistas coletadas nas salas anteriores. Se o jogador responder corretamente a charada, ele irá completar o mapa com sucesso e ter fixado o conhecimento recebido sobre o assunto tratado.

Carga horária total: 4 horas

Recursos utilizados: Laboratório de Informática e data-show

 

Minicurso: Projeto e Desenvolvimento de Videoaulas com Padrão Coursera

Clóvis Torres Fernandes

Clovis Torres Fernandes

Primeiramente tentamos entender o conjunto de conceitos envolvidos numa determinada disciplina ou assunto. Para ilustrar isso, elaboramos um Mapa Conceitual para um dado assunto exemplo. Em seguida, precisamos definir o que nossos alunos devem aprender sobre esse assunto; isso normalmente consiste em definir os Objetivos Instrucionais ou Educacionais com base no assunto exemplo, na faixa etária dos aprendizes e, eventualmente, em diretrizes curriculares governamentais. Depois, com base em cada objetivo instrucional definido na fase anterior e em estratégias educacionais, definimos os roteiros educacionais ou aulas para o assunto exemplo. Finalmente planejamos e desenvolvemos os slides e scripts para transformar as aulas em videoaulas do assunto exemplo. Videoaulas feitas de acordo com essa receita, acrescidas de exercícios apropriados para verificar o grau de aprendizagem do assunto, com qualidade de áudio e vídeo, satisfazem os requisitos para serem colocadas na plataforma Coursera.

Carga horária total: 4 horas

Recursos utilizados: Laboratório de Informática e data-show